As linhas de Nazca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As linhas de Nazca

Mensagem  ANNUNAKI em Ter Jun 08, 2010 11:52 am

As linhas de Nazca



As linhas de Nazca são geóglifos
e linhas direitas no deserto Peruviano. Foram feitas pelo povo Nazca,
que
floresceu entre 200 a.C. e 600 d.C. ao longo de rios que desciam dos
Andes. O
deserto estende-se por mais de 1.400 milhas ao longo do Oceano
Pacifico. A área de Nazca onde se encontram os desenhos é conhecida pelo
nome de Pampa
Colorada
.
Tem 15 milhas de largura e corre ao longo de 37 milhas paralela aos
Andes e ao
mar. As pedras vermelho escuras e o solo foram limpas, expondo o subsolo
mais
claro, criando as "linhas". Não existe areia neste deserto. Do ar, as
"linhas"
incluem não só linhas e formas geométricas, mas também representações de
animais
e plantas estilizadas
. Algumas, incluindo imagens de humanos,
estendem-se
pelas colinas nos limites do deserto.

As linhas de Nazca são comunais. A sua criação
demorou centenas de anos e
exigiu um grande número de pessoas trabalhando no projecto. O seu
tamanho e
propósito levou alguns a especularem que tinham sido visitantes doutro
planeta
a criarem e/ou dirigirem o projecto. Erich von Däniken
pensa que as linhas de Nazca formam um aeroporto (ou astroporto) para
naves
extra terrestres [Chariots of the Gods? (1968), Arrival of
the
Gods: Revealing the Alien Landing Sites at Nazca
(1998)], uma ideia
proposta
inicialmente por James W. Moseley em Outubro de 1955 na revista Fate
e
tornada popular nos anos sessenta por Louis Pauwels e Jacques Bergier em
O
Despertar dos Mágicos
. Se Nazca era um campo de aviação alienígena,
era
muito confuso, consistindo de gigantescas figuras de lagartos, aranhas,
macacos,
lamas, pássaros, etc, para não mencionar linhas em ziguezague e desenhos
geométricos. Tambem é muito amável da parte desses ETs representarem
plantas
e animais de interesse para os locais, mesmo tornando a navegação mais
dificil
do que se usassem uma pista a direito. Também devia ter muito movimento
para
precisar de 37 milhas de comprimento. Contudo, não é muito provável que
naves
aterrassem na área sem alterar os desenhos do solo. Ora, tais alterações
não
existem.

A teoria extra terrestre é proposta
principalmente por aqueles que consideram difícil de acreditar que uma
raça de
"indios primitivos" poderia ter a inteligência de conceber tal projecto,
muito menos a tecnologia para transformar o conceito em realidade. As
evidências
apontam em sentido contrário. Os Aztecas, os Toltecs, os Incas, os
Maias, etc.,
são prova bastante que os Nazca não necessitaram de ajuda extra
terrestre para
criar a sua galeria de arte no deserto.

Em qualquer caso, não é necessário possuir uma tecnologia muito
sofisticada
para criar grandes figuras, formas geométricas e linhas rectas, como foi
mostrado pelos criadores dos chamados círculos nas
searas
. Os Nazca provavelmente usaram grelhas
para os seus geoglifos gigantes, tal como os seus tecelões
para os seus tecidos de padrões complexos. A parte mais difícil do
projecto
estaria em mover todas as pedras e a terra para revelar o subsolo mais
claro.
Não há realmente nada misterioso sobre como os Nazca criaram as suas
linhas e
figuras.

Alguns pensam que é misterioso o facto das figuras
terem permanecido
intactas durante centenas de anos. Contudo, a geologia da área resolve
este
mistério.


Pedras (e não areia) constitui a superfície do
deserto. Devido à humidade,
a sua côr escura aumenta a absorção do calor. A camada de ar quente
resultante junto à superfície funciona como uma capa contra o vento;
enquanto isso, os minerais do solo ajudam a solidificar as pedras.
Neste
"pavimento" assim criado neste ambiente seco e sem chuvas, a erosão
é praticamente nula - permitindo assim a notável preservação dos
desenhos.*

O mistério é o porquê. Porque iniciaram
os Nazca tal projecto
envolvendo tantas pessoas durante tantos anos?

G. von Breunig pensa que as linhas eram usadas
para corridas a pé. Ele
examinou as linhas curvas e concluiu que tinham sido parcialmente
formadas por
corridas contínuas.

O antropólogo Paul Kosok defendeu durante pouco
tempo que as linhas eram de
um sistema de irrigação, mas rejeitou a ideia pouco depois. Especulou
então
que as linhas formavam um gigantesco calendário. Maria
Reiche
, uma emigrante alemã e aluna do arqueólogo Julio Tello da
Universidade
de San Marcos, desenvolveu a teoria de Kosok e passou a maior parte da
sua vida
a reunir dados que provassem que as linhas representam os conhecimentos
astronómicos
dos Nazca. Reiche identificou muitos alinhamentos astronómicos, que,
caso os Nazca
os conhecessem, seriam muito úteis para as suas sementeiras e colheitas.
Contudo, existem tantas linhas em tantas direcções diferentes que não
encontrar alinhamentos astronómicos seria quase miraculoso.

De qualquer modo, as linhas são parte de um
projecto. Existem todas as
imagens que se tornaram interessantes para antropólogos depois de serem
vistas
do ar nos anos 30. É pouco provável que um projecto desta magnitude não
fosse
de carácter religioso. Envolver toda uma comunidade durante séculos
indica o
supremo significado do local. Como as pirâmides, as estátuas de gigantes
e
outra arte monumental, a arte Nazca fala de permanência. Ela diz:
estamos aqui
e não nos movemos. Não são nómadas, caçadores ou colectores. Esta é uma
sociedade agricola. Claro que uma sociedade pré-cientifica, que se vira
para a
magia e a superstição (i.e., religião) para os ajudar nas colheitas. Os
Nazca
tinham os conhecimentos de irrigação, semear, colhêr, etc. Mas o tempo é
traiçoeiro. As coisas podem correr bem por meses ou mesmo anos, e numa
única geração comunidades inteiras são forçadas a moverem-se, devido a
inundações, vulcões, incêndios, ou o que a Mãe Natureza mande.
Era um local para adoração? Era a Meca dos Nazca? Um
lugar de peregrinação?
Eram as imagens parte de rituais destinados a aplacar os deuses ou pedir
a sua
ajuda na fertilidade das pessoas e das colheitas, ou com o tempo, ou com
a
provisão de água? Que as figuras não fossem vistas do solo não seria
importante do ponto de vista religioso ou mágico. De
qualquer modo, figuras similares
aos gigantes de Nazca decoram
a olaria
encontrada em locais fúnebres próximos e é visivel dos seus cemitérios
que
os Nazca se preocupavam com a morte. Restos
mumificados
enchem o deserto, abandonados por caçadores de túmulos.
Seria
este um local de rituais para garantir a imortalidade dos mortos? Não
sabemos,
mas se este mistério algum dia fôr resolvido, sê-lo-á por cientistas
sérios, não por pseudocientistas especuladores moldando os dados para
encaixarem nas suas histórias de extra terrestres.




avatar
ANNUNAKI
Administrador
Administrador

Zodíaco : Câncer Rato
Mensagens : 85
Data de inscrição : 07/06/2010
Idade : 45
Localização : Nibiru

http://openmind.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum